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Projeto de Vida no Ensino Médio

O Projeto de vida dos estudantes deve almejar e redefinir para si, ao longo de sua trajetória, uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), sendo o papel da escola auxiliá-los no reconhecimento como sujeito, considerando suas potencialidades de intervenção social na concretização de seu projeto de vida. É também, no ambiente escolar, que os jovens podem experimentar oportunidades de crescimento para seu presente e futuro (BRASIL, 2018, p. 472-473)..

William Damon, autor do livro "O que o jovem quer da vida?: Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes", esclarece que o termo projeto de vida se aproxima da ideia que designa proporcionar sentido à vida das pessoas na sociedade.

 

Construir um projeto de vida durante o Ensino Médio visa proporcionar aos estudantes formas de administrar os seus sonhos e objetivos, planejando suas ações e capacitando-os a exercer a autonomia. O autor destaca ainda que o projeto de vida tem o objetivo direcionado para o futuro, a longo prazo. Nessa perspectiva, os objetivos e metas devem exercer funções distintas, ou seja, se o objetivo é traçado a longo prazo, as metas deverão encadear ações a curto prazo.

Nesse sentido, o portal surge com a proposta de disponibilizar recursos didáticos para o ensino-aprendizagem do planejamento financeiro com foco no projeto de vida, tendo como público-alvo estudantes do Ensino Médio.

 

O projeto de vida promove seu “desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida” (BRASIL, 2018, p. 472).

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