top of page
Orientações Pedagógicas
O Portal Tô com Planos tem o objetivo de ofertar recursos didáticos para o ensino-aprendizagem do planejamento financeiro com foco no projeto de vida, tendo como público-alvo estudantes do Ensino Médio. Esses recursos foram construídos seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e da Estratégia Nacional para Educação Financeira - ENEF, portanto a proposta é "oferecer ao estudante informações e orientações que favoreçam a construção de um pensamento financeiro consistente e o desenvolvimento de comportamentos mais autônomos, conscientes e saudáveis” (ENEF, 2020, p. 34)."
Ainda dentro da proposta de ensino-aprendizagem, inclui-se o processo Canvas Projeto de Vida que tem como inspiração dois processos de planejamento: o Design Sprint que se baseia no processo que visa resolver questões críticas por meio de teste de ideias e o PM Visual (Project Model Visual) que é um quadro que pode ser preenchido após a conclusão do processo de elaboração do planejamento de um projeto para o acompanhamento de forma ágil, versátil e visual.
Sprint Projeto de Vida
Canvas Projeto de Vida
Assim, os conteúdos estão separados em três módulos que contém: planos de aulas, videoaulas, formulários, Canvas Projeto de vida etc.
Os Planos de Aulas também podem trabalhar os conteúdos por meio dos 4 Eixos Estruturantes constante na Portaria nº 1.432 do Ministério da Educação, que abordam o conhecimento, incentivam as atitudes e desenvolvem as habilidades e competências, conectando experiências educativas com a realidade contemporânea.
Fonte: Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018.
Ressaltamos que criação do planejamento financeiro para o projeto de vida (Módulo III) foi estruturada para ter os conteúdos prévios. Estes conteúdos dão significado aos estudantes sobre temas como: Trabalho e Renda (trabalho, empreendedorismo, noções de tributos) e Economia e Finanças (economia, crédito, controle financeiro). Assim, a sistematização destes conteúdos e a organização dos módulos constituem como um itinerário formativo sugerido, este itinerário não é prescritivo e, portanto, você tem liberdade de adaptá-lo, levando em conta o seu contexto ou suas necessidades específicas.
Dessa forma, sugerimos que o processo de ensino-aprendizagem siga o fluxo abaixo demonstrado:
Em síntese, o objetivo é construir uma proposta que seja capaz de oportunizar aos estudantes relacionar os conteúdos aprendidos com o seu Projeto de Vida.
bottom of page